quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

OS ALUNOS ESTÃO DESMOTIVADOS...





             


            Os jovens estão desmotivados com a escola? Não, eles estão super, hiperexcitados com as diversões eletrônicas e virtuais. A competição dos educadores com esses especialistas da diversão se torna extremamente desigual.
Diz-se que a vida na selva é cheia de ciladas e embustes dos predadores ou dos inimigos. Essa livre ação do mercado, atuando por telinhas retangulares, por todos os lugares, é realmente um dos maiores perigos da selva de pedra.
A agressividade do mercado não tem precedentes. utilizam refinadas técnicas psicológicas de encantamento, envolvimento – são espécies de poderes mágicos de nosso tempo. Os mais vulneráveis a isso são as crianças e os jovens, e o adultos, e os velhos (se é que ainda existe esta palavra).
A opinião pública não consegue medir o quanto a publicidade e os meios de comunicação cooptam vontades, sonhos, desejos – no futuro devem ser feitos estudos sérios nessa área. A semiótica da cultura os iniciou.
Essas publicidades deveriam ser dirigidas somente a adultos, ao menos. Menores de 18 não estão preparados para elas. Outra coisa são os jogos e as interações internéticas. Já faz anos que a psiquiatria vem estudando os malefícios da internet e seus mecanismos.
O autor de inteligência emocional lançou um novo livro versando sobre atenção e sua importância para o sucesso. Eu quero assinalar a sua importância para a saúde mental (vejam as pesquisas de jon kabat zinn). E a perda da atenção a que estamos submetidos deveria imputar pena legal a esses cooptadores.
Meu alerta vermelho pisca quando vejo uma televisão ligada, o dia inteiro, como se fosse um fundo. Segundo a teoria do psicólogo polonês robert zajonc, o que entramos em contato ou vemos furtivamente, torna-se nosso gosto (a familiaridade se transforma em preferência ou afeição em nível subconsciente). Assim, passamos a gostar de tudo que passa na telinha. seremos então marionetes nas mãos do mercado. O pior é a subjugação estética à pobre telinha.  A chamada cultura pasteurizada, de baixo valor nutritivo, é isso o que a maioria dos jovens consome – gosta porque “aprendeu” a gostar.
Sem um esclarecimento e seleção, por parte dos pais e educadores, do contato com esse mundo profundamente cooptador, dessas técnicas sofisticadíssimas de prender a atenção, de envolver, qualquer um que se expuser a elas será presa fácil.
Façamos força para evitá-las, racionalmente. Nosso subconsciente é uma esponja.
Só quem fica longe disso consegue ver um pouco a realidade. Quem está mergulhado nessa amálga, não enxerga nada. Somente o refinamento estético pode nos dar essa visão. É por isso que a arte é fundamental.
É luta muito árdua a dos professores, querer encaminhar os alunos para uns objetivos, mas o mercado quer outros.
Eles dizem: “seja autêntico!”
Mas o que eles querem dizer é: “se mate de trabalhar, ou mate seus pais de trabalhar, e compre!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário