quinta-feira, 16 de outubro de 2014

TODAS AS VIDAS

Vive dentro de mim
 uma cabocla velha de mau olhado,
acocorada ao pé do borralho,
olhando para o fogo.
Benze quebranto.
Bota feitiço…
Ogum. Orixá.
macumba, ferreiro.
Ogã, pai-de-santo…

Vive dentro de mim a lavadeira do Rio Vermelho,
  seu cheiro gostoso d’água e sabão.
  Rodilhada de pano.
Trouxa de roupa,
pedra de anil.
Sua coroa verde de são-caetano.

Vive dentro de mim a mulher cozinheira.
Pimenta e cebola.
Quitute bem feito.
Panela de barro.
Taipa de lenha.
Cozinha antiga toda pretinha.
Bem cacheada de picumã.
Pedra pontuda.
Cumbuco de coco.
Pisando alho-sal.

Vive dentro de mim a mulher do povo.
Bem proletária.
Bem linguaruda,
desabusada,
sem preconceitos,
de casca-grossa,
de chinelinha,
e filharada.

Vive dentro de mim a mulher roceira.
Enxerto da terra, meio casmurra.
Trabalhadeira.
Madrugadeira.
Analfabeta.
De pé no chão.
Bem parideira.
Bem criadeira.
Seus doze filhos.
Seus vinte netos.

Vive dentro de mim a mulher da vida.
Minha irmãzinha…
Fingindo alegre seu triste fado.
Todas as vidas dentro de mim:
Na minha vida - a vida mera das obscuras.

CORA CORALINA

Vocabulário
borralho bor.ra.lho sm (borra+alho2) 1 Brasido quase extinto e coberto de cinzas quentes. 2 Cinzas quentes.

Acocorar: vpr 3 Abaixar-se, agachar-se, encolher-se, pôr-se de cócoras

quebranto que.bran.to sm (der regressiva de quebrantar) 1 Suposto estado mórbido que se diz produzido pelo mau-olhado de certas pessoas, nas crianças, nos animais, nas plantas e até nos alimentos; mau-olhado. 2 Abatimento, desânimo, fadiga. 3 poét Desfalecimento, prostração.

Ogum O.gum sm (ioruba Ògún) Folc 1 Filho de Iemanjá; orixá poderoso, lutador, guerreiro; divindade prestigiosa nas macumbas do Rio de Janeiro e nos candomblés baianos. 2 Na macumba, um espírito de raça branca encarnado em São Jorge. O. de cariri, Reg (Bahia): Forma equivalente a Santo Antônio das Matas. O. de ronda, Reg (Bahia): Forma equivalente a Santo Antônio da Barra.

rodilha ro.di.lha sf (roda1+ilha2) 1 Esfregão ou trapo, para fazer limpeza nas cozinhas. 2 Rosca de pano em que se assenta a carga na cabeça. picumã pi.cu.mã sm (tupi apekumã) 1 Fuligem. 2 Teias de aranha enegrecidas pela fuligem.

Proletário Classe proletária. sm 1 Cidadão pobre, da última classe do povo, isento de imposto, que, entre os romanos, só era considerado como útil pelos filhos que tinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário